terça-feira, 31 de agosto de 2010

Iraque: termina a guerra da mentira


O Presidente norte-americano Barack Obama fará esta noite um discurso à nação, onde assinalará o fim das operações de combate no Iraque. Terminará assim oficialmente uma guerra de 7 anos contra aquele Estado soberano, movida por uma coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos da América.
Desde sempre fui contra esta guerra, desde logo pela desproporção de meios ao dispor dos dois beligerantes e depois, e acima de tudo, porque ela foi fundada numa premissa falsa, a de que o Iraque deteria armas de destruição maciça, o que nunca se veio a confirmar.
É por isso que digo: hoje termina a guerra da mentira... Uma guerra que deixa o Iraque dizimado, mergulhado numa profunda crise económica, politica e social e num estado de sítio permanente, que mais de assemelha a uma guerra cível.
Satisfeito (?) Sr. George W Bush???

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Incêndio em Valongo

Hoje, o final da tarde, nas cidades de Valongo e Ermesinde assemelhava-se a um qualquer dia de inverno, tal era a penumbra em que as duas cidades se viram mergulhadas, devido ao fumo, proveniente de um incêndio florestal, que tapava, de forma significativa, o sol.
O incêndio, que deflagrou cerca das 14:30, queimou mato e floresta numa zona que abrangeu o limite das freguesias de Alfena, Sobrado e Valongo, e chegou às imediações da zona habitacional da Quinta da Lousa. No combate às chamas estão envolvidos mais de 100 bombeiros, de 17 corporações, apoiados por 36 viaturas.
Esta problemática dos incêndios florestais, que se repete a cada ano que passa, com elevados custos económicos, ambientais e até humanos, parece não ter fim à vista, e isso revolta-me. É inadmissível que em Portugal - um país fustigado  há décadas por este flagelo- ainda não se tenham posto em prática medidas que reduzam substancialmente o número destas ocorrências.
Os milhares de hectares de terra queimada, os milhões de árvores consumidas pelo fogo, os animais dizimados e as vidas humanas que se vão perdendo ao longo dos anos, são motivos, mais do que suficientes, para que os responsáveis políticos do nosso país compreendam que, de uma vez por todas, é preciso implementar políticas que ponham cobro a esta situação que chega a ser vergonhosa.
Que se promova o reordenamento e reconversão da floresta; que se ponham em prática acções de carácter sócio ambiental que visem promover a limpeza e a manutenção da floresta; e que se punam, exemplarmente, os incendiários.
Que se tenha imaginação e arrojo; que seja criativo; que se esteja ao lado das populações; e não se invista recursos apenas no combate aos fogos.
A este propósito, gostava que lessem esta notícia no jornal Público que de tão simples, até parece cómica, mas que faz todo o sentido e pode fazer a diferença em termos sociais, ambientais e até económicos.
Enfim, da janela da minha casa observo, à distância, o evoluir do incêndio. De fora vem um cheiro intenso a fumo; ouço os murmúrios dos vizinhos, que vão comentando o evoluir do incêndio. Um sentimento de impotência e apreensão invada-me. Temo pela mancha florestal que envolve zona onde se situa a minha casa. Lembro-me bem de como me custou, em 2004, ver toda esta zona ser consumida por um incêndio.

E agora, passados 6 anos, com a floresta de novo regenerada... Não! Incêndio outra vez não!

Colocação de professores 2010/2011

Foi publicada, há momentos, no sítio da Direcção-Geral dos Recursos Humanos do Ministério da Educação  a lista definitiva de colocação de professores para o ano lectivo 2010/2011.
Quem necessitar de aceder a esta informação pode clicar aqui.
Desejo que todos tenham boas notícias...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Braga fez história

 

O Sporting Clube de Braga venceu ontem à noite o Sevilha, em Espanha, por 3-4, e apurou-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões. No cômputo da eliminatória, os bracarenses ganharam por 5-3, uma vez que já na primeira mão, em Braga, tinham triunfado por 1-0.
Na sua carreira europeia, este ano, o clube da cidade dos arcebispos já deixou para trás dois históricos do futebol europeu, primeiro, o Celtic de Glasgow, e agora os espanhóis do Sevilha.

O clube minhoto escreveu, desta forma, a página mais gloriosa no seu historial, de quase 90 anos.

Estão de parabéns!

E faço questão de o dizer porque há órgãos de comunicação social em Portugal que andam absolutamente amnésicos e de costas voltadas para o país real.
Veja-se por exemplo a capa do jornal “Record” de hoje.
 
Verifique-se a forma como é desvalorizado o feito do Sporting de Braga para dar destaque a uma possível contratação do Benfica, que à hora a que escrevo, oiço dizer que está gorada.
É por não concordar com este tratamento desigual e injusto, que junto minha voz à de tantos bracarenses que fui ouvindo ao longo do dia, lamentando o tratamento de que são alvo por parte comunicação social.
Apesar de não ser bracarense, desejo as maiores felicidades ao Sporting Clube de Braga  e faço votos para que, com  trabalho e humildade, continuem a dar lições de  nobreza ao país desportivo e não só...
Quanto ao jornal "Record", que venda muito papel, porque credibilidade tem cada vez menos...

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Tragédia nas estradas portuguesas

foto ricardo estudante/globalimagens
A tragédia voltou esta tarde às estradas portuguesas.
Na A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso, junto ao nó de Talhadas, em Sever do Vouga, dois choques em cadeia, nos dois sentidos da auto-estrada, envolvendo dezenas de viaturas, provocaram 6 mortos e cerca de 70 feridos, alguns dos quais em estado grave. Ao que tudo indica, os acidentes - separados por cerca de 1km - foram provocados pelo intenso nevoeiro que se abateu sobre aquele local, que reduziu drasticamente a visibilidade dos condutores, obrigando-os a reduzir repentinamente a velocidade, o que provocou os choques em cadeia, ao que seguiu um incêndio que queimou 12 veículos e vitimou pelo menos duas pessoas.
Este trágico acontecimento vem chamar-nos a atenção para a necessidade de redobrarmos os cuidados na condução, agora que se aproximam as primeiras chuvas que tornam o piso das estradas muito escorregadio e que nem sempre nos permitem travar em segurança e imobilizar os veículos quando desejamos.
Termino com uma palavra de apreço para os diversos agentes que estiveram envolvidos no socorro às vítimas que, ao que parece, funcionaram na perfeição, e com um lamento pela perda destas 6 vidas.
As minhas condolências às famílias enlutadas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Férias de água quente e com menos gente

Passei férias no Algarve com a minha família.
Fui um português amigo de Portugal... passei férias cá dentro!
Foram dias de descanso para retemperar forças.
A temperatura da água do mar estava óptima, nunca a tinha sentido tão quente!
Mas ao contrário do que se disse e escreveu na comunicação social eu não vi por lá mais pessoas. Bem pelo contrário, em várias localidades e em comparação com anos anteriores, senti que havia menos gente, sobretudo estrangeiros.

Admito que possa ter sido eu que vi mal...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Férias em Agosto

O mês de Agosto é, por tradição, o mês de férias para muitos milhares de portugueses.
Aproveito esta ocasião para desejar a todos os que os que visitam o "Cidadão com Opinião" umas boas férias.
Um abraço para todos e bom descanso, ou não... (porque há muita gente que aproveita as férias para fazer coisas que não pode fazer ao longo do ano)