sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ministros de qualidade duvidosa

O ministro das Obras Públicas, declarou , no Parlamento, que "o Governo mantém a sua firme intenção de construir a linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, incluindo, obviamente, o troço entre Lisboa e o Poceirão".

O Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações terá sido provavelmente a pasta ministerial com a imagem mais desgastada,  nos últimos dois elencos governamentais, devido ao desempenho dos seus titulares. No anterior governo foi Mário Lino (lembram-se dele... e o seu “jamais”), no actual é António Mendonça. De entre os dois, venha o diabo e escolha... É que ninguém os percebe!
Veja-se o actual ministro, agora diz uma coisa e daqui a poucas horas diz exactamente o seu contrário. Tudo com uma desfaçatez que chega a parecer anedota!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Gilberto Madaíl

Que alivio!

Pena Capital


Mais um rosto da "JUSTA" Sociedade Americana.

Teresa Lewis será executada esta noite.

É intrigante que para se reparar o mal provocado, se usem os mesmos métodos que o provocaram.

CP - é assim que se põe as contas públicas nos carris?

Veja-se esta notícia do Diário Económico a propósito do número de chefias na CP.
196 Chefias! Um chefe por cada 16 funcionários....

Novo slogan: CP - QUE RICA VIDA! 

Chegou o Outono

Elas caem...

Ele chegou... o OUTONO


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Preço das portagens nas SCUT do Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral

Aproxima-se o dia 15 de Outubro, data a partir da qual está prevista a cobrança de portagens nas SCUT do norte do país. Reproduzo aqui uma tabela, fornecida pelo Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações,  com o valor das taxas de portagem nos diversos pórticos.
Se quiserem consultar o Decreto-Lei 67-A/2010 de 14 de Junho, que introduz as portagens, podem faze-lo aqui.
Veja também aqui o preço das portagens nas SCUT do Algarve, Beira Interior, Interior Norte e Beiras Alta e Litoral



Dia Europeu Sem Carros

Hoje, 22 de Setembro é o “Dia Europeu Sem Carros”. Esta iniciativa da União Europeia, que se realizou pela primeira vez no ano 2000, visa incentivar os cidadãos a desenvolverem comportamentos que promovam a qualidade do ar.
Este evento, que actualmente se insere na “Semana Europeia da Mobilidade”, já teve entre nós maior divulgação e impacto mediático. Nas primeiras edições foi amplamente divulgado e compreendia acções simbólicas, como por exemplo o corte do trânsito automóvel em artérias centrais das principais cidades portuguesas.
No entanto, esta acção de promoção ambiental foi perdendo visibilidade ao longo dos últimos anos, com cada vez menos cidades a aderirem à iniciativa. Este ano, por exemplo, apesar de terem aderido, as cidades de Lisboa e do Porto, não vão ter ruas fechadas ao trânsito.
Tenho pena. Gostava que este “Dia Europeu Sem Carros” tivesse, ainda que simbolicamente, um maior impacto na vida dos portugueses, sobretudo nas gerações mais novas e penso que o exemplo poderia vir de cima. As principais figuras do Estado podiam inscrever nas suas agendas, este como sendo o dia em que se deslocariam a pé, ou em transportes públicos, para os seus gabinetes.
Bem sei que não passaria de uma acção simbólica, mas ao mesmo tempo reveladora de coerência e de credibilidade perante os cidadãos. Assim, pelo menos por um dia, poderíamos dizer “Bem prega Frei Tomas, ouvi o que diz e fazei o que ele faz”.
Eu, pela parte que me toca, hoje vou tentar usar o carro o menos possível. Façam também esse esforço, que o meio ambiente agradece! 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

21 de Setembro

Sabiam que 21 de Setembro, o 264º dia do ano, é o dia...
  • De São Mateus - Apostolo e Evangelista, que era filho de Alfeu e exercia a profissão de publicano - cobrador de impostos...
  • Em que foi declarada a 1ª Republica em França, em 1792.
  • Em que nasceu o cantor, compositor e escritor canadiano, Leonard Cohen.
  • Em que foi conduzido, em 1893,  o primeiro automóvel movido a gasolina!
  • Mundial da Doença de Alzheimer.
  • Da Arvore... no Brasil. Já repararam que no Brasil, que se situa no hemisfério sul, amanhã começa a Primavera
Está-se mesmo a ver que por tudo isto, e por algo mais, 21 de Setembro é um dia especial!

Um bom dia para todos!

sábado, 18 de setembro de 2010

Cuba e o Estado Social em Portugal

Numa altura em que em Portugal tanto se fala no Estado Social, ao ver esta notícia de que em Cuba o Estado se prepara para despedir cerca de meio milhão de funcionários públicos, apetece-me perguntar: terá Portugal a aprender alguma coisa com a experiencia do Estado Cubano?
A possível comparação das duas realidades parece-me no mínimo desconcertante, mas eu quero lembrar que a Administração Central em Portugal também tem vindo a fazer, ao longo dos últimos anos, um esforço para reduzir o número dos seus efectivos.
Este esforço para emagrecimento da máquina administrativa do Estado não tem sido compreendido por todos os quadrantes da vida política portuguesa, e os partidos da esquerda parlamentar têm mesmo contestado as políticas que têm sido seguidas.
Ora, eu penso que o curso dos acontecimentos, nomeadamente com este exemplo do que está a acontecer em Cuba, nos deve fazer parar para pensar. Devemos ser objectivos na análise da situação, não devemos ficar amarrados a dogmas ideológicos e devemos sobretudo falar verdade às pessoas. Pergunto: terá sustentabilidade o Estado Social, nos moldes em que actualmente se desenvolve?
Mais - no caso concreto do número de funcionários públicos, não será correcto prosseguir um emagrecimento progressivo, pela via da redução do número de admissões, por contraponto a uma medida extrema, que se tenha que tomar no futuro, semelhante a esta que agora está a ser posta em prática pelo Estado Cubano? Eu penso que sim.
Aos que pensam de forma diversa, que naturalmente merecem o meu respeito intelectual, sugiro-lhes que parem para reflectir. Os tempos não estão para visões românticas da sociedade. É um erro e revela falta de respeito pelas pessoas, em época de campanha eleitoral, aumentar a comparticipação no preço de alguns medicamentos e oferece-los mesmo de forma gratuita aos reformados, para depois, meses mais tarde, voltar a retirar essa comparticipação e obrigar essas mesmas pessoas de novo a suportar os custos dos medicamentos. Parece-me, no mínimo, questionável a moralidade e o humanismo desta forma de proceder. De igual modo me pareceria injusto e enganador que o Estado, no seu todo, continuasse a aumentar o número dos seus funcionários, para daqui a tempos se ver obrigado a despedi-los.
Disse o “Estado no seu todo” porque me parece que estas medidas terão que ser transversais a todos os níveis da Administração Pública. E digo isto porque fiquei surpreendido com uma notícia desta semana que dizia que as Autarquias Locais, em virtude de não estarem obrigadas ao limite á contratação de pessoal, como está a Administração Central, tinham aumentado o número dos seus funcionários nuns largos milhares.
Termino com um apelo, aprendamos com o exemplo do que aconteceu em Cuba, se não quisermos daqui a algum tempo ser obrigados a copiar-lhe as medidas.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Salvamento dos Mineiros Chilenos com noticias agradáveis.


Há notícias animadoras no que se refere ao salvamento dos 33 mineiros Chilenos que encontram soterrados, há 42 dias, a 800 metros de profundidade na mina de São José. A máquina perfuradora (T-130) que dá corpo ao denominado “Plano B”, já chegou a 630 metros de profundidade e está agora a cerca de 200 metros do local onde encontram os trabalhadores.
Esta máquina, bem como as outras duas, que também se encontram a perfurar o subsolo em direcção à galeria onde se encontram os mineiros, que correspondem a mais dois planos de resgate (são três ao todo) escavam, nesta primeira etapa, túneis com cerca de 30 centímetros de diâmetro, avançando sobretudo em profundidade.
Numa fase posterior, que se prevê venha a ser mais morosa, estes túneis vão ser ampliados para um diâmetro de cerca de 70 a 80 cm, para que seja possível retirar através deles, os 33 homens, um a um.

Não sei porquê, mas tenho um pressentimento de que esta história vai ter um final feliz... e vós?

Assalto na Trofa

Dois emigrantes de leste tentaram esta tarde assaltar uma ourivesaria na Trofa.
O dono do estabelecimento, que por instantes se tinham deslocado ao armazém, deixando os dois assaltantes sozinhos na loja, apercebeu-se através das câmaras de videovigilância da tentativa de roubo. Nessa ocasião, fez descer as grades de segurança das montras e da porta do estabelecimento e trancou os dois indivíduos na loja, fechando-se de seguida no armazém, até que chegassem as autoridades. Os dois homens foram detidos e levados para o posto da GNR da Trofa e amanhã  sábado, de manhã, vão ser ouvidos no Tribunal de Famalicão.
Mas eu falo-vos aqui neste acontecimento rocambolesco, porque ouvi há pouco declarações do herói desta história, que é como quem diz, do dono do estabelecimento. Depois de descrever como tudo se passou, dizia ele “- Amanhã vou a Tribunal. Fui convocado para estar lá às nove horas. Devo ser atendido lá para as onze... E depois, lá saímos os três juntos (eu e os dois assaltantes)... Isto é a Justiça que temos...

Se o desfecho da história for este, até soa a ridículo, mas a mim já nada me surpreende. Tem a palavra a Justiça.

Divida pública cresce 2,5 milhões à hora

De madrugada tive conhecimento deste indicador, preocupante, das contas públicas portuguesas.
Ao longo da manhã fui-me apercebendo dos contornos do problema e fui filtrando a informação, para me certificar de que se tratavam de dados fiáveis e objectivos. Quis ter a certeza de que não estava em causa uma qualquer peça jornalística com fins especulativos e fui enformando a minha opinião a propósito do assunto.
À hora de almoço, fiquei com a certeza de que o assunto era sério, tal como eu imaginava.
Creio que foi também a essa hora que o “Portugal Profundo” teve conhecimento desse facto, porque durante a tarde fui ouvindo muita gente anónima falar dele. E pelo tom das conversas, as pessoas pareciam-me muito apreensivas. A maioria, com raras excepções, não falavam com grande conhecimento de causa, mas detinham-se no essencial: em média, desde o inicio do ano, o país tinha-se endividado em 2,5 milhões de euros, por cada hora que passa. Alguns desses e dessas, portugueses e portuguesas, que fui ouvindo, nem teriam consciência da dimensão quantitativa do problema, mas sabiam que o assunto era grave porque se tratava de muito dinheiro...
E na minha opinião o problema é, de facto, muito grave.
Em termos muito simples e para que todos compreendam o problema é este: os níveis da despesa pública continuam a crescer e como o Estado não tem recursos próprios para sustentar esses níveis de despesa, tem que se financiar e emitir divida pública.
É certo que até este momento ainda não ultrapassamos o limite de endividamento previsto para este ano, mas já estamos perto, e ainda faltam 3meses e meio para o final do ano.
Mas o mais grave é que estes dados vão transmitindo sinais de desconfiança para os mercados que vão tendo cada vez mais receio de emprestar dinheiro a Portugal, com medo que o país não possa honrar os seus compromissos no futuro, no que toca à amortização da dívida. E de facto, os sinais de que assim sucede, já aí estão. Na última oferta de dívida pública, o Ministério da Finanças ficou muito aquém dos níveis que pretendia atingir; e mais grave, os juros dessa dívida, a 10 anos, já se aproximam muito dos 6%. Para terem uma ideia do problema que temos entre mãos, o Governo da nossa vizinha Espanha, país que também está em crise, na semana passada, também emitiu divida pública mas, imaginem, a uma taxa de pouco mais de 1%. Veja-se bem a diferença de credibilidade dos dois Estados.
Ao fim da tarde, o Sr. Primeiro-ministro, José Sócrates, procurou desdramatizar a situação, e numa declaração, proferida a partir de Bruxelas, veio dizer que a redução do défice está assegurada. Que receita está a crescer mais do que o previsto e que a despesa está a ser executada de acordo com o orçamentado.
Com todo o respeito, eu sou dos que pensam que a situação é mesmo grave. Julgo que o problema da redução da despesa pública tem que ser encarado de frente e posto em prática de forma decidida e adequada. Não quero sequer imaginar um cenário em que as fontes de financiamento do país comecem a secar. Isso seria uma catástrofe.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Miguel Sousa Tavares comenta Processo Casa Pia

Os comentários de Miguel Sousa Tavares são muito incisivos e por vezes polémicos. Nem sempre concordo com o que diz ou escreve, e já o disse aqui no “Cidadão com Opinião”. Em determinadas situações questionei os objectivos da sua contundência e lamentei as suas afirmações. Mas a verdade é que sempre admirei a sua coragem e a forma frontal como diz as coisas. Hoje, ao vê-lo comentar o Processo Casa Pia, no Jornal da Noite da SIC, pude testemunhar, mais uma vez, a sua coragem e frontalidade, por isso lhe tiro o chapéu...


 
Quanto ao que disse... muitos cidadãos comuns o pensarão.

domingo, 12 de setembro de 2010

Passeio da Freguesia de Tabuado

E por falar em Tabuado... quero também dar-vos conta que no passado dia 4 de Setembro, um sábado, teve lugar mais um passeio da freguesia organizado pela Junta de Freguesia, este ano em colaboração com a Paróquia de Tabuado.
Eu, juntamente com alguns familiares, também participei nesta jornada de lazer e convívio da população da nossa terra.
A concentração dos cerca de 180 participantes, que foram distribuídos por 4 autocarros, ocorreu pelas 7:30, junto à Igreja Românica de Tabuado.
O dia havia amanhecido com uma temperatura amena, muito agradável para se fazer os primeiros quilómetros de uma viagem que nos conduziria ao Minho.
A primeira paragem, de cerca de1 hora, aconteceu em Braga, em plena zona histórica. Quem quis, aí tomou o pequeno-almoço e pode visitar alguns dos monumentos ali existentes, com destaque natural para a Sé Catedral. À hora marcada a viagem prosseguiu e rumamos a Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal. Aí visitamos a zona histórica e sentimos o pulsar daquela lindíssima localidade minhota que já se preparava para a sua grande romaria a anual, as “Feiras Novas”, que decorrem durante este fim-de-semana. Por fim dirigimo-nos a Arcos de Valdevez, passamos pelo centro da cidade, onde podemos apreciar as tão bem cuidadas, e aproveitadas, margens do rio vez, e encaminhamo-nos para o monte de Nossa Senhora do Castelo. Na subida desfrutamos de paisagens magníficas, cujos horizontes se estendem até perder de vista. Chegados junto do Santuário, encontramos um óptimo parque de merendas, devidamente equipado e resguardado do sol por árvores de grande porte. Aí decorreu o almoço, seguido de uma bela tarde de convívio que foi animada por acordeões, violas, cavaquinhos e outros instrumentos, que alguns tabuadenses fizeram questão de levar para animar a nossa tarde.
Cerca das 19:00 iniciamos o regresso a Tabuado. E já estávamos dentro dos autocarros quando foi lembrada a fotografia de conjunto...
Por questões logísticas, esta foi tirada numa estação de serviço, já a noite tinha caído. O momento ficou registado pela objectiva da Maria João Barros, que gentilmente me cedeu a foto que partilho convosco.

Fotografia de Maria João Barros

No final do dia a generalidade das pessoas com quem falei diziam-me que tinha sido um dia em cheio e que a experiência era para repetir. Os organizadores também estavam muito satisfeitos.
Não quero terminar, sem antes deixar uma palavra particular para as pessoas que me acompanharam no autocarro nº 4. Obrigado pela compreensão, pela alegria e pela amizade, são coisas que nunca esquecem...
Um abraço e parabéns para todos os que participaram nesta jornada de convívio, de forma tão generosa e amiga! A nossa terra agradece...

Relato da Assembleia de Freguesia de Tabuado

Na passada sexta-feira teve lugar mais uma sessão da Assembleia de Freguesia de Tabuado.
Do que lá se passou regista-se o facto de ter sido aprovado o nome de Fátima Pinto, proposto pela Presidente da Junta, para nova vogal do executivo em substituição de Armando Fernandes, que pediu a demissão daquele cargo por motivos de ordem pessoal e profissional. De referir que aquele antigo membro do executivo, que desempenhava as funções de secretário, mantém o seu mandato na Assembleia de Freguesia. Á nova vogal foi atribuído, pela Presidente do Executivo, o cargo de Secretária, o mesmo que desempenhava o vogal agora substituído.
Na restante ordem de trabalhos, que incluiu o período para a intervenção do público, discutiram-se assuntos relacionados com o dia-a-dia da freguesia.
Eu também tive a oportunidade de intervir na sessão. Abordei alguns assuntos, mas centrei a minha intervenção na evocação dos 100 anos da implantação da República, que se comemoram no próximo dia 5 de Outubro. Quis com a minha intervenção homenagear os homens e mulheres, que de uma forma empenhada e solidária, cuidaram “da causa pública”, ao longo destes 100 anos.

Colocações Ensino Superior 2010

Foram há pouco divulgadas as listas de colocação no Ensino Superior - 1ª Fase - ano 2010.
As listas podem ser consultadas AQUI.
Espero que todos tenham  boas notícias. Se assim não for, há sempre a 2ª fase, nada de desânimos!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Carlos Queirós foi demitido.

A resposta  está... Carlos Queirós foi demitido.
Agora só me falta perceber uma coisa: se a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol deliberou solicitar a marcação de uma Assembleia-Geral eleitoral para os órgãos sociais, quer dizer que Gilberto Madaíl e a sua Direcção também se vão embora? E se a intenção essa, quando é que isso acontecerá?
Porque se assim é de facto, tem alguma lógica que esta estrutura dirigente, que está de saída, vá agora iniciar o processo de contratação de um novo seleccionador nacional?

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Carlos Queirós vai resistir ao Noruega - Portugal?

Portugal disputa, daqui a pouco, na Noruega, o 2º jogo de qualificação para o Euro 2012. Depois do que viu na passada sexta-feira, com Portugal a ceder um empate caseiro, a 4 (!!!) golos, com a selecção de Chipre, não se antevê uma tarefa nada fácil para a nossa selecção.
Mas, mais do que a questão matemática da qualificação, esta tarde, está em jogo a imagem do futebol português. E a situação é muito preocupante. A estrutura federativa, dirigente e técnica, está ferida de morte e se agora a vertente desportiva também ficar comprometida é o descalabro total. O crédito internacional do futebol português, que tanto custou a conquistar, pode ficar irremediavelmente abalado.
Assim sendo a grande questão que se coloca é esta: Queirós vai resistir ao Noruega - Portugal? E Madaíl... ?

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A família continua a crescer


Novo momento de felicidade para a minha família...
Com muita alegria saúdo o nascimento de mais um sobrinho! Trata-se do NH a quem dou as boas-vindas e desejo longa vida, repleta de felicidades.
Para a M, para o VF e para o PM (o mano) envio os meus parabéns e também lhes desejo as maiores felicidades.
Tem aí mais um belo homenzinho...

Tongobriga - um tesouro para descobrir


Recentemente tive oportunidade de visitar a cidade romana de Tongobriga, que foi "descoberta" em Agosto de 1980 e se situa na actual freguesia do Freixo, Concelho de Marco de Canaveses.
A visita foi conduzida e orientada pelo Professor Doutor Lino Tavares Dias, arqueólogo, coordenador e director de investigação e gestão da Área Arqueológica do Freixo, que inclui aquela urbe romana e começou com uma palestra no auditório, onde foi apresentado, em traços gerais, o enquadramento histórico, científico e administrativo daqueles 50 hectares de área classificada, que são monumento nacional desde 1986.
Seguiu-se uma visita “ao terreno” que me levou a mim, e aos demais visitantes, aos diversos sectores daquela cidade romana, que terá sido edificada entre final do século I e meados do século II. Além da visita à área habitacional, à necrópole, ao fórum e ás termas públicas, passamos ainda pelas instalações, já edificadas, do futuro centro interpretativo e pelo laboratório onde se desenvolve a investigação científica dos achados arqueológicos.
Eu fiquei muito surpreendido com o que vi. Não imaginava a cidade com aquela dimensão, com aquelas infra-estruturas e tão pouco com a importância geoestratégica, que se julga teria à época.
A sensação com que fiquei no final da visita é de que Tongobriga é não só um tesouro real, por aquilo que dela já se conhece, mas também uma riqueza latente, tal é o potencial do desconhecido que ainda encerra.
É por isso que penso que a Área Arqueológica do Freixo, tem que continuar a merecer a atenção e o investimento das entidades competentes, nomeadamente do Ministério da Cultura. Pelo que me parece, este investimento torna-se imprescindível, para que se possa dar continuidade, não só às actividades de descoberta iniciadas há 30 anos, mas também ao trabalho de divulgação e promoção deste Monumento Nacional, junto da sociedade cível e estabelecimentos de ensino.
Não quero terminar sem antes dar os parabéns ao Professor Doutor Lino Tavares Dias, pela forma brilhante como conduziu a visita, pois juntou à descrição dos achados/ruínas um enquadramento histórico, científico e cultural que fascinou os presentes.
E para acabar dois desejos: primeiro - que entre em funcionamento, o quanto antes, o centro interpretativo; segundo – que a região envolvente (compreendendo populações e instituições) interaja com a área arqueológica, para que se possam criar sinergias que permitam tirar partido de todo o potencial que Tongobriga encerra.

Estão curiosos? Passem por lá... e verão que falo verdade!

Podem começar por consultar aqui o sítio de Tongobriga na Internet.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Processo Casa Pia

Está marcada para daqui a uma hora (ás 9:30) a leitura do acórdão com a sentença do processo de pedofilia da Casa Pia.

Perante tudo o que tenho ouvido e lido apetece-me perguntar:

Este é o grande dia ou é o primeiro dia de um final anunciado, em que ninguém conhece o dia ?

Logo saberemos...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Multibanco celebra 25 anos

A 2 de Setembro de 1985, foi colocada, em Portugal, a primeira caixa de multibanco numa dependência do Banco Nacional Ultramarino (BNU), no Rossio, em Lisboa. Actualmente a rede de Multibanco conta com mais 13 mil equipamentos espalhados por todo o país e a utilização do “cartão” está absolutamente vulgarizada na sociedade portuguesa.
Hoje, passados 25 anos, a esmagadora maioria dos portugueses utiliza o multibanco no seu dia-a-dia, mas eu tenho-me cruzado com pessoas que ainda não querem ouvir falar dele... Mas esse número vai sendo cada vez mais reduzido!

Ditos populares


"Quem profia, mata caça..."

Fonte: F.A.