segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Roupa blindada para crianças

Esta notícia, não é de todo surpreendente, mas ainda assim deixa-me a pensar.
Não me repugna a ideia de que em sociedades ditas violentas, como as da América do Norte, as pessoas procurem proteger-se o melhor que podem.
Quando os meios institucionais de ordenamento social – sistemas de segurança e justiça – são ultrapassados pela delinquência ou simplesmente pelas atitudes desviantes do comportamento humano, é compreensível que as pessoas acautelem o que têm de mais precioso, a vida.
É compreensível que assim seja, mas não é admissível que a isso sejam obrigadas.
Se assim não for que sentido faz a Declaração Universal dos Direitos do Homem? Leia-se o seu artigo 1º:
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.
O facto do estilista colombiano, Miguel Caballero, ter desenhado e se preparar para comercializar uma coleção de vestuário e acessórios blindados para crianças, pode aos olhos da sociedade parecer uma atitude consequente, mas nunca esta a poderá encarar como normal. Nunca.
Já alguém imaginou, numa destas manhãs, ter que perguntar a um filho (ou filha) se já vestiu o blindado, com a mesma naturalidade que se lhe pergunta se já vestiu uma camisola interior?
Não, claro que não.
Mas o simples facto de haver locais neste planeta onde essa prática já faz parte do quotidiano dá-me que pensar...

domingo, 30 de dezembro de 2012

Notícias da Assembleia de Freguesia de Tabuado

Na passada sexta-feira teve lugar mais uma reunião da Assembleia de Freguesia de Tabuado, a última deste ano de 2012.
Nesta reunião, que voltou a ter uma assistência diminuta – apenas dois fregueses – foram aprovados, por unanimidade, as opções do plano, o orçamento e o mapa de pessoal para o ano de 2013.
Das linhas de trabalho apresentadas pelo Executivo para o próximo ano destacaria quatro: (I) a conclusão da construção do novo cemitério, (II) a intervenção, conservação ou remodelação de equipamentos públicos e rede viária, (III) a requalificação do centro cívico da freguesia na extensão que compreende a zona envolvente à Igreja Românica e o Largo das Capelas e (IV) a criação de um espaço tipo museu para preservação e divulgação do património histórico e sociocultural da freguesia de Tabuado.
Pelos dados apresentados pelo Executivo da Junta pôde perceber-se que a execução deste programa vai depender em muito de uma boa execução orçamental no campo da receita, na medida em que todos estes projetos serão executados com recurso a autofinanciamento.
Das intervenções dos membros da Assembleia de Freguesia registo apenas para uma em que o Executivo foi alertado para necessidade de limpeza e manutenção de alguns equipamentos públicos, por forma a manter a sua operacionalidade e evitar que, pelo seu uso menos frequente, possam ser confundidos com bens do domínio privado.
Como é habitual eu estive presente nesta reunião e aproveitei a sua fase final lançar um repto à Assembleia de Freguesia no sentido desta promover um evento tipo “Assembleia Aberta aos Jovens de Tabuado”.
Trata-se de uma ideia que me acompanha há anos mas que nunca tive oportunidade de partilhar com Assembleia de Freguesia. Com esta iniciativa pretendia tão-somente que aquele Órgão se debruçasse sobre a possibilidade de organizar um encontro, em todo semelhante a uma reunião da Assembleia de Freguesia, mas para o qual fossem especialmente convocadas as novas gerações de Tabuadenses. Nesse encontro a Assembleia de Freguesia teria oportunidade de se dar a conhecer aos mais novos, explicando a suas funções e quiçá partilhando com eles um balanço das suas atividades. Mas, na minha perspetiva, esse encontro serviria, acima de tudo, para ouvir os Tabuadenses mais novos. Para saber das suas expectativas em relação ao seu futuro e ao da sua terra; constituiria uma oportunidade para promover a participação cívica das novas gerações e potenciar uma aproximação de pontos vista entre os eleitos da freguesia e os seus eleitores (e futuros eleitores).
A ideia foi assim entendida por alguns dos presentes. Houve também quem sugerisse derivações no modelo do evento. No entanto logo se levantaram uma série de questões de âmbito logístico à volta da organização do mesmo. Por isso, não sei se ideia passará disso mesmo, mas a semente foi lançada.
É que numa altura em que (como tudo leva a crer) Tabuado viu assegurado, em termos administrativos, um caminho autónomo (ao contrário de muitas outras freguesias) importa preparar o futuro para que a terra possa tirar partido dessa circunstância.
A meu ver o futuro da freguesia dependerá em boa medida da preparação das pessoas e da sua vontade para trabalhar em prol das causas coletivas e públicas. Por isso, em termos estratégicos, torna-se necessário envolver, quanto antes, as novas gerações neste processo.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Outro problema para Portugal resolver: a demografia

Nos próximos anos o nosso país vai lutar até à exaustão para resolver o problema da dívida pública e privada.
Mas se algo não for feito e neste país não existirem Homens que ousem pensar a nossa existência coletiva a longo prazo outro problema gravíssimo nos assolará dentro de uma ou, no máximo, duas décadas. E na resolução desse problema não haverá troika que nos valha. Falo da questão demográfica.
Não será necessário que passem muitos anos para que a pirâmide demográfica (etária) do nosso país esteja completamente deformada. A manter-se o “status quo”, a sua base continuar-se-á a estreitar, porque os nascimentos serão cada vez em menor número. Estes ficarão muito aquém do necessário para promover uma substituição geracional sustentada e temo que nos transformemos numa sociedade onde predominem as pessoas idosas, potencialmente menos ativas.
O problema será ainda mais dramático se o sistema de segurança social não resistir, ou for profundamente afetado pela evolução demográfica negativa. Daqui a duas ou três décadas a nossa sociedade já não terá condições para promover uma solidariedade intergeracional dita normal, e muito menos invertida. Os mais novos não serão suficientes para garantirem um mínimo de bem-estar aos mais idosos, finda que seja a sua vida profissional, nem estes poderão ser solidários com os mais novos, auxiliando-os com os rendimentos das suas reformas e pensões de velhice, como acontece nos dias de hoje.
O problema é grave e carece de ser colocado, em definitivo, na agenda de quem tem a responsabilidade de conduzir os destinos do país. É claro que, se for por vontade desses, o assunto será sempre empurrado para quem vier a seguir, tal como o foi a questão da dívida. Mas como este problema é, no meu entender, muito mais grave que o da dívida, espero que os especialistas que o estudam tenham a coragem de o colocar na ordem do dia, para que a sociedade o possa discutir e todos possam contribuir com ideias para a sua resolução.

A casa do Pai Natal, infelizmente, não se ilumina em 2012

Muitos leitores têm procurado notícias sobre “a casa do Pai do Natal” que todos os anos, por esta altura, com as suas milhares de luzes alegrava os olhos e corações, de miúdos e graúdos que passavam pelo alto da serra, na freguesia de Baguim do Monte, na confluência dos Concelhos de Gondomar e Valongo.
Só nos últimos dias foram mais de trezentos os leitores que procuraram informação a propósito deste assunto. Todos manifestam estranheza porque neste ano de 2012 a casa do Sr. Camilo e da Dª. Filomena não se encontra iluminada.
Para informação de todos deixo aqui uma notícia triste. Infelizmente, neste ano, a casa do Pai Natal não está iluminada porque recentemente faleceu a Dª. Filomena Pereira, a grande dinamizadora do evento.
Porque me incluo no rol daqueles que todos os anos passavam com a família pela rua António Correia de Oliveira, para ali viver – sobretudo com os mais pequenos – largos minutos de encanto, deixo aqui uma homenagem muito merecida à pessoa da Dª. Filomena.
É público que esta Senhora contribuiu ao longo dos anos para que muitas famílias e principalmente muitas crianças tivessem um Natal mais feliz. Era popular a sua iniciativa de solicitar aos mais pequenos que escrevessem uma carta ao Pai Natal e a colocassem na caixa de correio que tinha sempre um lugar de destaque na sua casa iluminada. Na resposta a essas cartas, a expensas próprias ou com colaboração de Instituições, ajudou muita gente a ter uma vida melhor.
Por tudo isto e pelos momentos de ternura que foi proporcionando ao longo dos anos a milhares de pessoas (sobretudo crianças), a Dª. Filomena Pereira é digna da nossa admiração e reconhecimento.
Aproveito a ocasião para deixar aqui uma palavra de conforto à família enlutada, de forma particular ao seu marido, Sr. Camilo Pereira, e aos seus filhos.
Para quem não sabe do que estou falar pode dar uma espreitadela aqui.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Elementar

Pedro Passos Coelho disse ontem que Portugal vai necessitar de duas ou três décadas para resolver o problema a dívida pública (e privada – acrescento eu). Tenho uma vontade muito grande de dizer que o primeiro-ministro está enganado, mas não posso afirmá-lo, porque temo que tenha algum fundamento o seu vaticínio.
É lamentável que, enquanto nação, tenhamos chegado a este ponto. Que, sendo um povo com identidade secular, não tenhamos sido capazes de exigir dos responsáveis pela gestão do país duas atitudes muito simples:
(I) Rigor na seleção e qualificação dos investimentos efetuados ao longo dos anos; e
(II) Uma planificação a pensar no futuro do país e não apenas nos quatro anos de cada legislatura.
Atitudes que um chefe de família minimamente previdente teria sem que para isso necessitasse de grandes avisos. Elementar!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Em Ermesinde as rotundas estão de novo decoradas... É Natal!

A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Ermesinde, repete-se neste ano de 2012. Diversas rotundas (e outros espaços públicos) da cidade estão decoradas com motivos alusivos à época natalícia. As decorações têm inspiração variada, vão desde os tradicionais presépios às "rotinas" do Pai Natal... Tudo feito por estabelecimentos de ensino e coletividades locais, com recurso a materiais recicláveis.  
À Academia de Ensino Particular , que no ano transato foi distinguida com o prémio para a melhor decoração, este ano coube-lhe a embelezar o jardim da Junta. Numa visita ao local já pude identificar onde foram utilizadas as embalagens de leite vazias e as garrafas de plástico que a AR levou cá de casa. Muito bonito... Grande imaginação!
Neste ano, em que por motivos óbvios não há iluminação de Natal na cidade - a meu ver uma boa decisão - esta iniciativa vem desafiar-nos (talvez mais do que nunca) a viver esta quadra valorizando as coisas simples... Que nem por isso deixam de ser igualmente belas e admiráveis.
Parabéns aos promotores e a todos os participantes nesta iniciativa.

A lei da vida

Uma notícia triste. Partiu a Dona Adelaide Moreira. Residente em Tabuado, esposa do Sr. António Teixeira e mãe da Cristina, da Paula e do Toni, todos meus amigos.
Quero deixar aqui uma palavra de estima pela Dona Adelaide, pessoa de quem recordo gestos de amizade na minha infância e juventude.
Nesta hora de pesar, expresso à família a minha solidariedade. Um abraço de conforto para todos.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Reembolso dos vouchers "A Vida é Bela"

Porque sei que este assunto pode interessar a muita gente, deixo aqui uma notíciapublicada no jornal SOL a propósito do processo de reembolso dos vouchers "A Vida é Bela". Segundo esta informação, todos os proprietários que adquiriram os Kits e que possuam o talão de compra, basta apresentá-lo junto da empresa distribuidora onde o adquiriram para serem reembolsados.
Nesta altura haverá mesmo seis empresas que se disponibilizaram para reembolsar os clientes que não possuam os talões de compra, uma vez que se propõem verificar por via informática que a venda foi efetivamente feita por elas.
Em qualquer dos casos para tentar reaver o dinheiro despendido na aquisição dos vouchers, a DECO recomenda aos seus detentores que verifiquem se aqueles estão dentro do prazo e se o código de ativação está intacto, ou seja, não rasurado.

sábado, 8 de dezembro de 2012

VIII Encontro de Cânticos de Natal em Tabuado



Amanhã, dia 9 de Dezembro, vai realizar-se em Tabuado o “VIII Encontro de Cânticos de Natal”.
Este evento, organizado pela Junta de Freguesia de Tabuado, vai já na sua oitava edição consecutiva e reúne grupos corais da freguesia e de fora dela, que se juntam, a cada ano que passa, para reviver uma tradição da época natalícia – o cantar ao Menino Jesus.
O Encontro de Cânticos de Natal transformou-se ao longo dos anos num acontecimento que extravasa a simples componente musical e se converte num momento de partilha e convívio entre os diversos grupos participantes, que na sua maioria representam as forças vivas da freguesia e a população que assiste ao espetáculo.
A edição deste ano decorrerá, mais uma vez na Igreja Românica de Tabuado, tendo o começo agendado para as 14h.30m. Aos grupos da terra juntar-se-à o Coro da Universidade Sénior do Marco de Canaveses, convidado especialmente para esta edição.
De acordo com o que está anunciado, as atuações acontecerão por esta ordem:
Coro dos Alunos do Jardim de Infância das Cerdeiras
Coro dos Alunos da EB1 de Ladário
Coro do Centro de Convívio da Casa do Povo de Tabuado
Coro da Universidade Sénior do Maro de Canaveses
Grupo Coral da Associação Cultural e Recreativa de Tabuado
Grupo Coral da Paróquia do Divino Salvador de Tabuado

A seguir ao “Encontro de Cânticos de Natal” decorre o tradicional lanche/convívio para toda a população e visitantes.
Quem tiver oportunidade de não deixe de ir Tabuado, porque este evento é uma ótima forma de reviver o verdadeiro Espírito de Natal.