quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Europeu Sem Carros

Hoje, 22 de Setembro é o “Dia Europeu Sem Carros”. Esta iniciativa da União Europeia, que se realizou pela primeira vez no ano 2000, visa incentivar os cidadãos a desenvolverem comportamentos que promovam a qualidade do ar.
Este evento, que actualmente se insere na “Semana Europeia da Mobilidade”, já teve entre nós maior divulgação e impacto mediático. Nas primeiras edições foi amplamente divulgado e compreendia acções simbólicas, como por exemplo o corte do trânsito automóvel em artérias centrais das principais cidades portuguesas.
No entanto, esta acção de promoção ambiental foi perdendo visibilidade ao longo dos últimos anos, com cada vez menos cidades a aderirem à iniciativa. Este ano, por exemplo, apesar de terem aderido, as cidades de Lisboa e do Porto, não vão ter ruas fechadas ao trânsito.
Tenho pena. Gostava que este “Dia Europeu Sem Carros” tivesse, ainda que simbolicamente, um maior impacto na vida dos portugueses, sobretudo nas gerações mais novas e penso que o exemplo poderia vir de cima. As principais figuras do Estado podiam inscrever nas suas agendas, este como sendo o dia em que se deslocariam a pé, ou em transportes públicos, para os seus gabinetes.
Bem sei que não passaria de uma acção simbólica, mas ao mesmo tempo reveladora de coerência e de credibilidade perante os cidadãos. Assim, pelo menos por um dia, poderíamos dizer “Bem prega Frei Tomas, ouvi o que diz e fazei o que ele faz”.
Eu, pela parte que me toca, hoje vou tentar usar o carro o menos possível. Façam também esse esforço, que o meio ambiente agradece! 

Sem comentários:

Enviar um comentário