domingo, 12 de setembro de 2010

Passeio da Freguesia de Tabuado

E por falar em Tabuado... quero também dar-vos conta que no passado dia 4 de Setembro, um sábado, teve lugar mais um passeio da freguesia organizado pela Junta de Freguesia, este ano em colaboração com a Paróquia de Tabuado.
Eu, juntamente com alguns familiares, também participei nesta jornada de lazer e convívio da população da nossa terra.
A concentração dos cerca de 180 participantes, que foram distribuídos por 4 autocarros, ocorreu pelas 7:30, junto à Igreja Românica de Tabuado.
O dia havia amanhecido com uma temperatura amena, muito agradável para se fazer os primeiros quilómetros de uma viagem que nos conduziria ao Minho.
A primeira paragem, de cerca de1 hora, aconteceu em Braga, em plena zona histórica. Quem quis, aí tomou o pequeno-almoço e pode visitar alguns dos monumentos ali existentes, com destaque natural para a Sé Catedral. À hora marcada a viagem prosseguiu e rumamos a Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal. Aí visitamos a zona histórica e sentimos o pulsar daquela lindíssima localidade minhota que já se preparava para a sua grande romaria a anual, as “Feiras Novas”, que decorrem durante este fim-de-semana. Por fim dirigimo-nos a Arcos de Valdevez, passamos pelo centro da cidade, onde podemos apreciar as tão bem cuidadas, e aproveitadas, margens do rio vez, e encaminhamo-nos para o monte de Nossa Senhora do Castelo. Na subida desfrutamos de paisagens magníficas, cujos horizontes se estendem até perder de vista. Chegados junto do Santuário, encontramos um óptimo parque de merendas, devidamente equipado e resguardado do sol por árvores de grande porte. Aí decorreu o almoço, seguido de uma bela tarde de convívio que foi animada por acordeões, violas, cavaquinhos e outros instrumentos, que alguns tabuadenses fizeram questão de levar para animar a nossa tarde.
Cerca das 19:00 iniciamos o regresso a Tabuado. E já estávamos dentro dos autocarros quando foi lembrada a fotografia de conjunto...
Por questões logísticas, esta foi tirada numa estação de serviço, já a noite tinha caído. O momento ficou registado pela objectiva da Maria João Barros, que gentilmente me cedeu a foto que partilho convosco.

Fotografia de Maria João Barros

No final do dia a generalidade das pessoas com quem falei diziam-me que tinha sido um dia em cheio e que a experiência era para repetir. Os organizadores também estavam muito satisfeitos.
Não quero terminar, sem antes deixar uma palavra particular para as pessoas que me acompanharam no autocarro nº 4. Obrigado pela compreensão, pela alegria e pela amizade, são coisas que nunca esquecem...
Um abraço e parabéns para todos os que participaram nesta jornada de convívio, de forma tão generosa e amiga! A nossa terra agradece...

Sem comentários:

Enviar um comentário