sexta-feira, 17 de junho de 2011

Festas de Santo António em Tabuado



Durante este fim-de-semana decorrem em Tabuado as festas em honra de Santo António.
O programa, que inclui manifestações de carácter popular e religioso, prolonga-se por tês dias, começa hoje e termina no próximo Domingo.
Constava-se, e agora é certo, que por motivos que se prendem com a gestão dos gastos na freguesia, este é último ano em que estas festas se realizam nos moldes actuais.
Penso que é bom que as comunidades, sobretudo em tempo de crise, estabeleçam prioridades para as suas manifestações/realizações colectivas. É salutar que assim seja e atitudes deste tipo também são reveladoras do seu grau de maturidade cívica.
No entanto, a maturidade cívica e o grau de desenvolvimento social, económico e cultural de uma terra, também se revela pela sua capacidade de manter (ou não) a sua identidade ao longo do tempo, adaptando-se ás condições socioeconómicas específicas de cada época.
Digo isto, porque entendo que o património colectivo, aquilo que é a nossa identidade enquanto terra única, tem que ser preservado. Que as manifestações sejam menos exuberantes, que se poupe dinheiro e que se dê prioridade a investimentos de capital, indutores de melhores condições de vida, sempre foi a linha que defendi. Mas esta linha de pensamento não me afasta de uma outra realidade que me leva a considerar que há dinâmicas que se instalaram, que há hábitos que se enraizaram, que há locais que se preservaram e valorizaram, enfim, que há todo um património sociocultural específico, que foi construído ao longo de anos, e que não pode pura e simplesmente desaparecer. Nem a terra pode prescindir dele.
Nessa medida o desafio que lanço aqui à sociedade de Tabuado, e a todos os seus agentes, é de que com imaginação, se encontrem formas alternativas para continuar a festejar o Santo António na nossa terra. Dessa forma, quiçá através de manifestações mais modestas, estaremos a perseverar uma tradição popular e a contribuir para que se continue a dinamizar o espaço da Capela de Santo António, um edifício embelemático da nossa freguesia e que foi recentemente alvo de obras de conservação e beneficiação.

Sem comentários:

Enviar um comentário