sexta-feira, 24 de junho de 2011

Hoje é dia de São João

Os festejos deste Santo Popular têm expressão mais visível (e grandiosa) na cidade do Porto. Nesta cidade, os primeiros relatos de devoção a São João Baptista remontam já ao século XIV, mas só há 100 anos é que este dia passou a ser feriado na cidade. De facto, em Janeiro de 1911, o Governo saído da revolução republicana de 05 de Outubro de 1910, começou a introduzir novas regras na ordem pública e foi nesse âmbito que solicitou a todos o Municípios do país a indicação de um dia para feriado municipal. Através de referendo à população, patrocinado pelo Jornal de Noticias, foi então apurado que os portuenses queriam que o seu dia feriado municipal fosse a 24 de Junho, festa litúrgica de São João Baptista.
Curiosamente São João Baptista não é o padroeiro da Cidade do Porto. A Padroeira da Cidade é desde a década de 80 do século XX, Nossa Senhora da Vandoma, que sucedeu nesse atributo a São Pantaleão e São Vicente.
O resto já todos sabem. O alho-porro, a erva-cidreira, o fogo-de-artifício, umas sardinhas nas Fontainhas e um passeio, dali até à baixa. Pelo meio uma volta nos carrosséis para os mais novos... e lá se cumpre a tradição.

Sem comentários:

Enviar um comentário