quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Justiça que temos

Foi notícia em todos os meios de comunicação social – o julgamento do processo “Casa Pia”começou há cinco anos e passado todo este tempo ainda não se prevê quando possa estar concluído.
Contrastando com este facto, casos contemporâneos a este e relacionados também com o tema da pedofilia que aconteceram noutros países como a Bélgica, Canadá ou Estados Unidos já foram concluídos há muito tempo.
O advogado de um dos acusados disse hoje que, em sede de recurso, este processo, provavelmente, só vai terminar no tempo dos nossos netos.
É por estas e por outras que o nosso sistema de justiça caiu em descrédito e este processo tem o dom de ser o exemplo maior de um descalabro anunciado. A nossa Justiça, para além de não ser acessível a todos, não responde, em tempo útil, aos anseios de quem por ela reclama e ela têm direito, sejam pertenças vítimas ou acusados.
Estes factos só nos podem envergonhar enquanto nação e fazer temer, pois pode estar em perigo um dos pilares do nosso sistema democrático.
Estejamos atentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário