domingo, 21 de março de 2010

Limpar Tabuado foi uma festa!

A acção de limpeza das florestas e espaços verdes da freguesia de Tabuado, no âmbito do “Projecto Limpar Portugal”, foi um sucesso.
Eu estive lá, participei e posso testemunha-lo: foi uma magnífica jornada de educação ambiental que decorreu num clima de autêntica festa.
Às nove em ponto estávamos cerca de sessenta voluntários reunidos em frente à Junta de Freguesia de Tabuado. Estavam ali pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, jovens e adultos) e de todas as condições. Todos nós que ali estávamos tínhamos um objectivo comum: promover a conservação do meio ambiente e fazer algo de positivo pela nossa terra.
Foi isso mesmo que ouvi quando, logo pela manhã, vi chegar um amigo, na casa dos cinquenta anos e lhe disse Olá… bem-vindo; gosto de vê-lo por cá! ao que ele me respondeu com entusiasmo “Pois então… venho fazer algo de bom pela nossa terra!”. Fiquei contente por ouvir aquela resposta.
Mais á frente fui abordado por um grupo de cinco alunos do ensino primário que me cumprimentaram: “Olá, está bom?”; eu retribuí o cumprimento e quis saber das suas intenções para aquele dia perguntando-lhes: “Então estais preparados? Sabeis o que vamos fazer daqui a pouco?”. Resposta deles quase em coro: “Vamos apanhar lixo… vamos cuidar do meio ambiente e ajudar a natureza!”.
Voltei a gostar da resposta e tive logo a certeza de que estavam lançados os alicerces para uma óptima jornada.
Depois seguiu-se o trabalho…
Fiquei colocado numa equipa fantástica; tudo gente boa, dedicada e solidária. Recolheram-se colchões, frigoríficos, acessórios automóveis e tudo o mais que se possa imaginar.
E o trabalho foi decorrendo, local após local, sempre com espírito de missão e em clima de convívio e festa e nem a chuva, que caiu a espaços, conseguiu esmorecer a determinação daquela legião voluntários amigos do ambiente…
Várias vezes ao longo do dia fui ouvindo esta afirmação proferida por vários voluntários: “Isto tem que se repetir mais vezes…”; eu concordo!

Parabéns a todos e continuem! O meio ambiente agradece e Tabuado também.

Sem comentários:

Enviar um comentário