sexta-feira, 19 de março de 2010

Limpar Tabuado, Limpar Portugal...


Inspirado num projecto semelhante, ocorrido há uns anos na Letónia, em Portugal surgiu o “Projecto Limpar Portugal”.
Este projecto é um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de pessoas particulares e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.
Para alcançar os objectivos a que se propôs este movimento marcou para amanhã, dia 20 de Março de 2010, uma iniciativa que pretende limpar a floresta portuguesa, removendo todo o lixo depositado indevidamente nos nossos espaços verdes.
Este movimento cresceu e alargou-se e está hoje representado em diversos Municípios e Freguesias, pretendendo desta forma levar a todas as localidades esta jornada de promoção de boas práticas ambientais.
E foi assim que o “Limpar Portugal” também chegou a Marco de Canaveses e a Tabuado.
Em Tabuado a coordenação das equipas e da logística ficou a cargo do Grupo de Escoteiros. A base logística ficará sediada na Junta de Freguesia. A partir dali as diversas equipas de limpeza vão remover o lixo depositado de forma indevida e ilegal nos espaços verdes da Freguesia.
Eu tive oportunidade de participar na primeira reunião de coordenação desta iniciativa em Tabuado, na qual participaram muitos particulares, os Estabelecimentos de Ensino, a Junta de Freguesia e as Associações da terra. Senti entusiasmo nos participantes e nos representantes da organização.

Todos os que estiverem interessados em participar nesta iniciativa podem fazê-lo. A acção decorrerá durante todo o dia, mas a participação adequar-se-á às disponibilidades horárias de cada um. Informações adicionais podem ser obtidas junto do Grupo de Escoteiros e na Junta de Freguesia de Tabuado.

Eu vou participar e gostava que também participassem; vamos limpar as florestas da nossa terra, vamos limpar Tabuado.

Sem comentários:

Enviar um comentário