domingo, 14 de março de 2010

O livro que estou a ler "Sandokan - Os Piratas da Malásia" - I

Com inicio do mês de Março estava em condições de começar a leitura de um novo livro.
Comentei o assunto em família e logo a minha filha me confrontou com a intenção de me indicar o próximo livro para ler.
Não fiquei surpreendido, mas um pouco embaraçado.
O facto é que a AR, que está agora a aprender as primeiras letras, quando se apercebe que estou a ler um livro faz-me uma marcação cerrada e questiona-me constantemente acerca do ponto de situação da leitura. “- Pai em que página vais?”, é a pergunta que me dirige com insistência; é também ela quem muitas vezes se senta ao meu lado imitando-me na prática da leitura, claro está, com livros apropriados aos seus conhecimentos… este facto enche-me de satisfação pelo interesse que ela mostra pela leitura.
Por isso a sua intenção não me surpreendeu, mas deixou-me embaraçado; afinal que livro poderia ela indicar-me?
Mas o certo é que, genuinamente, eu não queria desiludi-la.
Expliquei-lhe que os livros que ela me poderia indicar não seriam apropriados para mim, uma vez que se tratam de livros para quem está a prender as primeiras letras.
Ela não se mostrou sensibilizada e deu a volta à situação; passo a explicar como.
Há uns tempos, uma pessoa amiga decidiu fazer arrumações lá em casa, nomeadamente no quarto dos filhos, já adultos; antes de entregar os brinquedos e outros objectos, que estavam em bom estado, a uma Instituição de Solidariedade Social perguntou à AR se queria ficar com alguns brinquedos. Surpreendentemente ela escolheu quatro livros de literatura juvenil.
Chegou a casa toda entusiasmada! Eu expliquei-lhe que aqueles livros ainda não eram bem para a sua idade; provavelmente teria muita dificuldade para os ler e ainda não compreenderia o que lia. Nessa ocasião pediu-nos, ainda assim, para ficar com eles. Nós consentimos.
Ainda antes de ela os colocar na estante do seu quarto dei uma olhadela pelos livros em questão. Um deles intitulava-se Sandokan – Piratas da Malásia.
Este título trouxe-me à lembrança a minha infância. Imaginem só que a minha primeira pasta da escola tinha gravada uma imagem do Sandokan!
Lembro-me de seguir para a escola, de pasta às costas, e alguém me dizer: “hei lá: um menino tão pequenino e já consegue levar um herói tão grande às costas! …
E ali estivemos, largos minutos, em família, a recordar os heróis da nossa infância. A AR participou maravilhada na conversa e foi fazendo perguntas.
Agora… quando lhe explicava que os livros dela já não eram adequados para eu ler, eis que ela me interrompeu “ – Pai espera!”. Puxou a cadeira da sua secretária e foi coloca-la à frente da estante. Subiu à cadeira de forma a chegar a terceira prateleira. Remexeu os livros e retirou um; “- Pai vais ler um livro de um herói da tua infância, o Sandokan!”.
Aceitei o desafio.
Confesso que do Sandokan já só me lembrava do nome e de uma figura de cabelos compridos, atados por uma fita em redor da cabeça, com uma catana na mão; e de uma canção que cantávamos em miúdos na escola: “Sandokan, Sandokan, tiras as… e veste o…”. Será que alguém se lembra?

O autor desta obra é Emílio Salgari e estou a ler uma edição da Editorial Verbo – Clássicos Juvenis, de 1996, com tradução de Bárbara Caruso.

Já li 14 capítulos, 107 páginas.

Mais notícias do livro que estou a ler só para a semana. Até lá…

Quem, carinhoasamente, me dirigiu aquelas palavras em criança, foi a Dª Rosalina Vasconcelos, hoje esposa do Sr. Belarmino Queirós. Sabem onde? Um dia quando passava em frente ao talho e mercearia da Dª Virginia e do Sr. Francisco Cunha, em Tabuado.

Sem comentários:

Enviar um comentário