sábado, 13 de março de 2010

O livro que estou a ler "Fúria Divina" - V

No final do mês de Fevereiro terminei a leitura do livro “Fúria Divina”, obra de José Rodrigues dos Santos.
Assim sendo, é chegado o momento para fazer uma apreciação final.
Como disse, nos artigos que fui escrevendo semanalmente, este foi um livro que gostei de ler. O tema da obra despertou o meu interesse e apreciei a escrita do autor, que se me revelou de leitura fácil.
No último “post” transmiti-vos a ideia de que, para mim, a narrativa tinha seguido por caminhos mais ou menos previsíveis. Compreenderão portanto, que não foi a incerteza do que vinha a seguir que me manteve colado ao livro. O que me prendeu à leitura da obra foi a narrativa, que me pareceu resultado de um estudo aprofundado do autor acerca da realidade que descrevia, ainda que de forma romanceada.
Ora, dada a consonância entre a minha intuição e o destino que JRS foi traçando para cada uma das personagens  questionei-me, nesse mesmo texto, acerca das possibilidades que o autor tinha (ou não) de me surpreender com o desenlace final.
Pois bem, o final do livro deixou-me com sentimentos contraditórios; por um lado surpreendeu-me pela positiva, por outro desiludiu-me.
A despedida da personagem “Rebeca” foi arrojada; confesso que ao longo da história perspectivei um desfecho bem mais convencional para aquela personagem. Estranhei até que o autor a tivesse resguardado bastante em termos comportamentais e nunca me ocorreu que o seu desfecho pudesse ser aquele. JRS surpreendeu-me pela positiva. Gostei.
Quanto ao resto, confesso que fiquei um pouco desiludido; pareceu-me que a qualidade da história  merecia outro final. Não gostei do estilo “contagem final”. Tomei-o por demasiado cinematográfico. Por outro lado, também não gostei que o autor tivesse abandonado, nos últimos capítulos, a personagem “Hamed”. Sendo ele, a meu ver, a personagem nuclear nesta história, acho que foi demasiado redutor, nos últimos capítulos, tê-lo encerrado numa casa e descrevê-lo apenas á distância.
Ainda assim e apesar destes reparos(!!), penso que trata de um romance muito bom, que pode até ser ponto de partida para outras formas de expressão artística.  Aconselho a leitura.
Parabéns ao autor, José Rodrigues dos Santos.
O que escrevi acerca da "Fúria Divina" pode ser lido aqui, aquiaqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário