sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tabuado - "A Paróquia"

Neste post vou falar (que é como quem diz escrever) sobre "A Paróquia".
Antes de mais quero dizer-vos que "A Paróquia" é o boletim informativo da Paróquia do Divino Salvador de Tabuado, que coincide em termos jurisdicionais e geográficos com a freguesia de Tabuado.
Os meus leitores poderão perguntar, o que me levará a falar, aqui no “Cidadão com Opinião”, de um boletim informativo paroquial?
Eu percebo a pergunta e vou procurar responder.
Começarei por dizer que, na minha opinião, “A Paróquia” é algo mais que um simples boletim informativo.
Numa paróquia com um pároco de idade avançada – o Padre Joaquim Cunha tem 97 anos – este tem sido um veículo precioso para fazer chegar aos crentes, de forma pragmática e concisa, a mensagem doutrinal que se impõe no âmbito da acção da Igreja Católica nesta terra.
No final de cada Eucaristia, celebrada ao fim-de-semana, é distribuída aos paroquianos a “A Paróquia”. Esta publicação de 4 páginas, em tamanho A5, começa com uma espécie de editorial catequético, em que é abordada a liturgia desse Domingo, na perspectiva da vivência cristã. Este apontamento, regra geral, segue em linha com a homilia proferida pelo Sacerdote nas Eucaristias. Segue-se uma terceira página que contém a transcrição do Evangelho desse Domingo; e por fim, a quarta página que é reservada aos avisos semanais da Paróquia.
Onde está a particularidade? - Perguntarão alguns leitores.
Pois bem, é que sem se dar por ela “A Paróquia” já vai no seu 5º ano de edição e no 176º número! É publicada ininterruptamente desde 16 de Julho de 2006 e actualmente tem uma tiragem semanal de 200 exemplares. Isto, visto à dimensão de Tabuado (e não só) é obra!
Disse “à dimensão de Tabuado e não só”, porque antes de escrever estas linhas falei com várias pessoas, ligadas ao meio, que me disseram o que eu já suspeitava; é muito difícil encontrar, publicações com estas características, que se publiquem durante tanto tempo e sobretudo sem interrupções.
Portanto, na minha opinião, “A Paróquia” é um excelente exemplo daquilo que se faz bem em Tabuado. Que mais não seja, bastará conferir a qualidade da escrita, para se retirar essa conclusão…
Está pois de parabéns o Senhor Padre Cunha, por ter patrocinado a existência desta publicação, que faz questão de dizer não ser da sua autoria, e cujo responsável nunca apareceu identificado nas páginas da mesma.
Se por outra coisa não fosse, pela sua descrição, o responsável pela edição da “A Paróquia” ao longo destes 5 anos, já mereceria o meu apreço, mas se juntarmos a isso a qualidade patenteada nas várias centenas de páginas escritas, ao longo deste tempo, merece o reconhecimento público e o apreço da população de Tabuado.

Com respeito pelas convicções de cada um, o mérito pelo trabalho desenvolvido, deve ser reconhecido, quando a isso tem direito.

Assim penso, aqui o fiz…

Sem comentários:

Enviar um comentário