terça-feira, 15 de junho de 2010

IV Mostra e Festas em honra de Santo António em Tabuado

Durante os dois últimos fins-de-semana Tabuado esteve em festa!
No primeiro, decorreu a IV Mostra de Tabuado, no segundo, celebraram-se as festas em honra de Santo António.
Eu tive oportunidade de estar presente nestes dois eventos e pude verificar, por um lado, a forma empenhada como os organizadores trabalharam para a sua efectivação, e por outro, todo o esmero daqueles que neles participaram.
Apreciei, em particular, a forma como a juventude participou nestas duas realizações. Os mais jovens mostraram que em Tabuado há "potencial humano" que, se for estimulado e devidamente acompanhado, pode assegurar o futuro da terra.

Começo então pelo primeiro acontecimento, a IV Mostra de Tabuado.

Este certame, organizado pela Junta de Freguesia Tabuado, procurou proporcionar aos agentes da terra, e não só, uma ocasião para divulgarem as suas actividades. A todos foi dada a oportunidade de darem a conhecer o seu trabalho, quer através de exposição em stands apropriados, quer através da apresentação do mesmo em palco (numa versão mais lúdica).

Sr. Presidente da Câmra Municipal e Sra. Presidente da Junta de Freguesia
de visita aos stands de exposição.

Devo dizer que, na minha opinião, esta IV edição da Mostra de Tabuado foi muito bem conseguida.
Durante os três dias do certame foram apresentados trabalhos muito diversificados.
Nos stands de exposição viu-se de tudo: artesanato, produtos da terra e trabalhos das Escolas e das Associações.
No palco cruzaram-se várias gerações e diversas formas de expressão artística e cultural. Passaram por lá Tabuadenses (e não só) de todos os escalões etários, desde os alunos do Infantário, de tenra idade, até aos “nossos maiores” do centro de convívio da Casa do Povo de Tabuado. Por lá ouviu-se música POP, ligeira e tradicional e também se viu dança, coreografias e expressão corporal. Por lá se falou de educação, formação cultural e cívica e também do presente e do futuro de Tabuado.
E como não podia deixar de ser, no programa também não faltaram os jogos tradicionais...
Tudo num ambiente bastante descontraído, por vezes até informal!
O número de visitantes também me surpreendeu pela positiva. Vi por lá muita gente.
Mas o que verdadeiramente me surpreendeu foi a participação espontânea da juventude. Os adolescentes e jovens de Tabuado fizeram questão de marcar presença e de se afirmarem na sua terra. E fizeram-no com distinção, digo eu. Que bem (muito bem!) cantaram, tocaram e dançaram. Estão todos de parabéns!
Os meus parabéns são igualmente extensivos aos restantes participantes na Mostra. Desde logo aos expositores cujos stands estavam muito bem organizados e particularmente atractivos; mas também aos membros da comunidade escolar de Tabuado (professores, pessoal auxiliar e alunos), cuja participação esteve ao nível do que já nos habituaram em edições anteriores; e também as Associações, mormente a Casa do Povo de Tabuado, que mais uma vez promoveu a participação tão agradável e valiosa dos utentes do seu centro de convívio e a ACR Tabuado, que organizou os jogos tradicionais, que não podem faltar num evento desta natureza.
Quase a terminar permitam-me só dois lamentos. Primeiro: fiquei triste por não ver o folclore na Mostra de Tabuado; ao que julgo saber o facto ter-se-á ficado a dever a questões de agenda do Rancho Folclórico da ACR Tabuado. Foi pena porque o folclore é uma das coisas que se faz bem em Tabuado. Segundo: continua a notar-se uma fraca representatividade da actividade económica da freguesia na Mostra. Também é pena porque o certame também essa finalidade, divulgar a actividade económica da freguesia.
São desafios para futuras edições.
E por fim, para acabar, deixo também os meus parabéns a quem organizou a IV Mostra de Tabuado e a todos os que colaboraram com a organização. Eu percebo os incómodos, as complicações e o cansaço... Mas fica aqui uma palavra de estímulo: Tabuado, precisa da Mostra e a Mostra precisa de vós... continuem!

E agora as festas em honra de Santo António.

Com o figurino actual, realizaram-se no último fim-de-semana, e pelo 5º ano consecutivo, as festas em honra de Santo António.
Este acontecimento que decorreu de Sexta a Domingo teve o brilho próprio de uma festa popular/religiosa: iluminação, animação musical, marchas populares, fogo-de-artifício e as celebrações religiosas.
Apesar da crise económica que o país atravessa, cujos efeitos necessariamente também se fazem sentir na freguesia de Tabuado, a Comissão de Festas conseguiu reunir os meios financeiros que lhe permitiram organizar um programa que manteve o nível apresentado nas edições anteriores.
Daquilo em que pude participar destaco aqui dois aspectos, quiçá aqueles que pela sua beleza mais me chamaram a atenção.
Primeiro: a sessão de fogo-de-artifício de Sábado para Domingo. Muito boa! E não fui só eu que assim a qualifiquei... pois pude constata-lo pelos comentários que se sucediam ao meu lado.
Segundo: A procissão, no Domingo à tarde. Majestosa! Das mais bonitas que já se organizaram na nossa terra... e muito paticipada. O tempo também ajudou!
Para todos os que colaboraram na organização das festas em honra de Santo António e particularmente aos cinco membros da Comissão de Festas deixo aqui também os meus parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário