sábado, 6 de novembro de 2010

Pessoas que partem memórias que ficam

No espaço de poucas horas, três pessoas partiram. Eram meus conhecidos e amigos, por isso, não posso deixar de os lembrar aqui.
O Senhor Dário Rocha, o primeiro a partir, colega do meu Pai e amigo que me habituei a ver lá por casa desde a infância. Dele nunca vou esquecer o trato respeitoso, o discurso elegante e as descrições que me fazia de África. Foi com ele que, desde criança, criei no meu imaginário o cenário da Angola, colónia portuguesa. Ao ouvi-lo falar daquela terra, de forma tão apaixonada, quase me apetecia estar lá, para viver as suas experiências...
Depois foi a Dona Fernanda de Jesus Pereira. Vizinha de meus Pais e Avós e amiga lá de casa, desde sempre.
Para os Tabuadenses, espalhados por Portugal e pelo mundo, que me distinguem com as suas visitas ao cidadão com opinião, esclareço que estou a falar da Senhora Fernanda de Canhões... uma das figuras mais características de Tabuado. Espero que a identifiquem.
Da D. Fernanda, guardo uma amizade devotada à minha família e à minha pessoa, que era correspondida com igual distinção da nossa parte. Guardo o carinho com que nos tratava e com que nós procurávamos corresponder. Com Ela, parte uma forma de vida simples, quotidiana, mas muito honrada; partem as conversas frequentes, muitos interessantes, alegres e mesmo cómicas...
Nunca me esquecerei que a D. Fernanda foi das pessoas que mais me deu a conhecer o Tabuado de outros tempos, descrito na primeira pessoa.
Por último a Carla Barros Monteiro. Estudante, 24 anos, finalista do curso de Engenharia Biotecnológica e Secretária da Junta de Freguesia de Várzea.
A Carla era uma pessoa que, tal como eu, também se preocupava com o futuro da sua terra. Por isso, há sensivelmente um ano, decidiu dar o corpo ao manifesto. Foi aí que conheci mais particularmente, a delinear estratégias e a falar de projectos para as nossas terras.
Oriunda de uma família onde tenho muitas pessoas amigas e conhecidas, a Carla foi vítima de um atropelamento e não resistiu aos ferimentos. Sem palavras...

Os três partem as memórias ficam.

Às famílias enlutadas, os meus pêsames.

Sem comentários:

Enviar um comentário