quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Outro problema para Portugal resolver: a demografia

Nos próximos anos o nosso país vai lutar até à exaustão para resolver o problema da dívida pública e privada.
Mas se algo não for feito e neste país não existirem Homens que ousem pensar a nossa existência coletiva a longo prazo outro problema gravíssimo nos assolará dentro de uma ou, no máximo, duas décadas. E na resolução desse problema não haverá troika que nos valha. Falo da questão demográfica.
Não será necessário que passem muitos anos para que a pirâmide demográfica (etária) do nosso país esteja completamente deformada. A manter-se o “status quo”, a sua base continuar-se-á a estreitar, porque os nascimentos serão cada vez em menor número. Estes ficarão muito aquém do necessário para promover uma substituição geracional sustentada e temo que nos transformemos numa sociedade onde predominem as pessoas idosas, potencialmente menos ativas.
O problema será ainda mais dramático se o sistema de segurança social não resistir, ou for profundamente afetado pela evolução demográfica negativa. Daqui a duas ou três décadas a nossa sociedade já não terá condições para promover uma solidariedade intergeracional dita normal, e muito menos invertida. Os mais novos não serão suficientes para garantirem um mínimo de bem-estar aos mais idosos, finda que seja a sua vida profissional, nem estes poderão ser solidários com os mais novos, auxiliando-os com os rendimentos das suas reformas e pensões de velhice, como acontece nos dias de hoje.
O problema é grave e carece de ser colocado, em definitivo, na agenda de quem tem a responsabilidade de conduzir os destinos do país. É claro que, se for por vontade desses, o assunto será sempre empurrado para quem vier a seguir, tal como o foi a questão da dívida. Mas como este problema é, no meu entender, muito mais grave que o da dívida, espero que os especialistas que o estudam tenham a coragem de o colocar na ordem do dia, para que a sociedade o possa discutir e todos possam contribuir com ideias para a sua resolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário