quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Notícias da Assembleia de Freguesia de Tabuado


Devido a compromissos de natureza profissional e pessoal só agora vos posso dar conhecimento de que decorreu ontem a quarta reunião ordinária, deste ano, da Assembleia de Freguesia de Tabuado.
Eu estive presente na dita reunião e de seguida dou-vos notícias, naturalmente resumidas, do que lá se passou.
A reunião começou com uma saudação do Presidente da Assembleia de Freguesia aos presentes.
No primeiro ponto da ordem de trabalhos, alguns membros da Assembleia, apresentaram para discussão assuntos de interesse para a freguesia. Destaco aqui as questões colocadas à Presidente da Junta relacionadas com o fornecimento de refeições nos estabelecimentos de ensino e uma questão relacionada com a segurança dos cidadãos, posta em causa pela existência de um prédio devoluto, situado numa  das ruas mais movimentadas da freguesia e que ameaça ruir, pelo menos em parte.
Neste mesmo período, um dos membros da Assembleia, propôs a aprovação de um voto de louvor a todos quantos se empenharam no movimento de angariação de fundos para aquisição de uma nova cadeira de rodas eléctrica, já entregue ao Paulo Barbosa, louvor extensivo a toda a população de Tabuado (e não só) que contribuiu com os seus donativos para aquele fim.
Na sequência da ordem de trabalhos, seguiu-se a apreciação e votação das propostas de Orçamento, Opções do Plano e Mapa de Pessoal, para o ano de 2011, apresentadas pelo Executivo da Junta de Freguesia.
Na apresentação destes documentos foram abordadas temáticas como a crise económica que afecta o país e o combate ao défice das contas públicas, cujas medidas (e respectivas consequências) têm reflexo directo na diminuição das receitas da Autarquia, sendo o exemplo mais flagrante desta realidade o corte, superior a 4%, nas transferências provenientes da Administração Central do Estado.
Apesar de todas as condicionantes que se advinham para a execução orçamental do próximo ano, o Executivo deu a conhecer à Assembleia de Freguesia, as linhas orientadoras da gestão que pretende prosseguir e as obras que se propõe levar a efeito, estando à cabeça de todas elas a construção do novo cemitério.
Postos à votação, estes documentos foram aprovados por unanimidade.
Para terminar a reunião, seguiu-se o período para intervenção do público. Neste espaço, um dos cidadãos presentes, colocou algumas questões à Presidente da Junta, relacionadas com aspectos do dia-a-dia da freguesia. Registei o facto do mesmo ter dito que compreende todas as condicionantes que afectam o trabalho da Junta, mas que, ainda assim, entende que há mais freguesia para além da construção do novo cemitério (expressão minha); e que o Executivo não deve viver obcecado apenas com a construção daquela infra-estrutura. O freguês, antigo Autarca, manifestou ainda interesse em que a Junta mantivesse o seu sítio na INTERNET devidamente actualizado, para que essa ferramenta electrónica pudesse funcionar como veículo de informação entre a Autarquia e os Fregueses. Curiosamente nesta parte da sua intervenção, fez uma referência ao "Cidadão com Opinião”, manifestando apreço pelas referências que neste espaço faço à freguesia de Tabuado. No entanto, prosseguiu dizendo que gostaria de ver reforçado este trabalho de divulgação da freguesia, também  aqui no "Cidadão com Opinião".
Os trabalhos prolongaram-se por cerca de três horas, decorreram num ambiente sereno, propicio para a discussão de assuntos com interesse para o presente e para o futuro de Tabuado e todas as intervenções, independentemente dos pontos de vista dos seus autores, foram pautadas pela elevação. Já passava da meia-noite quando o Presidente da Assembleia de Freguesia deu por terminada a reunião.
Eu gostei da forma como decorreram os trabalhos, mas continuo a dizer, o que aqui disse noutras ocasiões: os Tabuadenses deviam assistir, e participar, em maior número nas Assembleias de Freguesia.
Quanto à referência a este blog, feita pelo Sr. AC na sua intervenção, naturalmente que agradeço as suas palavras e quero dizer-lhe aqui, como lhe disse na ocasião, que vou fazer um esforço para continuar este trabalho, porque gosto muito da terra que viu nascer. Mas o mesmo só poderá ser melhorado com a colaboração dos Tabuadenses...

Sem comentários:

Enviar um comentário