sábado, 4 de dezembro de 2010

Sá Carneiro morreu há 30 anos




Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro 
19/07/1934 - 1980/04/12

"A Política sem risco é uma chatice, mas sem ética é uma vergonha"

Passam hoje 30 anos sobre morte de Sá Carneiro.
Que memória tenho desse dia trágico em que o país viu morrer, num acidente de aviação, 7 pessoas, nelas se incluindo o primeiro-ministro e o ministro da defesa?
Na ocasião era muito pequeno, ainda assim apercebi-me da apreensão que invadiu o país, naqueles dias. Recordo-me do discurso à Nação, com voz trémula, do vice primeiro-ministro e ministro dos negócios estrangeiros, Freitas do Amaral. Lembro-me de ver as imagens do funeral e do mar gente que se amontoava nas ruas para ver passar o cortejo fúnebre. E recordo-me de ter ouvido um conjunto de pessoas gritar emocionadas e em coro este slogan: “Sá! Tu vais, mas a luta fica cá...
Nessa altura, era uma criança de tenra idade, mas percebi que naquele dia havia entre os crescidos um sentimento de perda, porque partia um homem que tinha deixado a sua marca...

Sem comentários:

Enviar um comentário