quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Amazónia menos devastada

Não posso deixar de me congratular com a notícia de que no último ano o ritmo de devastação da Amazónia abrandou. Esta é uma notícia muito positiva para a humanidade no seu todo, na medida em que aquela floresta tropical é considerada o pulmão do mundo.
Não deixo no entanto de notar, que apesar do decréscimo percentual, em relação ao período homólogo do ano anterior, ser significativo, em termos absolutos, o total da área devastada ainda atinge números verdadeiramente impressionantes, 6.238 quilómetros quadrados/ano.
Este aspecto revela que ainda há um longo caminho a percorrer para se alcançar um estádio de desenvolvimento, onde seja possível garantir o progresso económico a par do respeito pelo meio ambiente. No entanto, pequenos passos, como o que agora se conhece, são muito positivos e são motivo para que se encoraje os responsáveis brasileiros para que continuem a promover políticas que permitam uma redução sustentada da área devastada da floresta amazónica, ao longo dos próximos anos.
E vou dizê-lo, porque é um facto, o mundo tem cada vez mais os olhos postos no Brasil, aos mais diversos níveis... grande país.

Sem comentários:

Enviar um comentário