sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cuidado com as generalizações

Hoje ouvi alguém dizer a propósito de outra pessoa: “admiro a forma como fala, o modo expressivo e a convicção como o faz, até se parece com os políticos”. Para logo de seguida acrescentar: “os políticos que são todos uns aldrabões e uns gatunos”. E rematou com ironia, referindo-se à pessoa de que falava, dizendo que essas qualidades dos políticos, a dita pessoa, felizmente, ainda não as tinha aprendido.
Ao ouvir aquelas palavras fiquei a reflectir nos atributos que tinham sido assacados, de forma genérica, aos políticos. Parece-me que é muito perigoso fazer generalizações quando se aprecia questões de carácter, ainda mais, quando se o faz em relação a um grupo muito alargado de pessoas. È verdade que pode haver entre a classe política indivíduos a quem aqueles epítetos assentem como uma luva, mas que daí se parta para uma avaliação de todos os políticos pela mesma bitola parece-me injusto e perigoso.
Penso assim, porque julgo que se na nossa classe política há muitos exemplos do mau exercício dos respectivos cargos, também haverá muito mais exemplos de políticos que exercem os seus mandatos de forma empenhada e honesta. Por isso parece-me injusto que valorizem apenas os que exercem mal o seu cargo e não se dê o devido destaque aos outros, que são, com toda a certeza, em muito maior número que os primeiros.
Por outro lado parece-me perigoso que se faça este tipo de generalizações porque a nossa sociedade, tal como a generalidade das sociedades contemporâneas, está estruturada de uma forma que atribuiu um papel fundamental na sua organização à classe política. A ser assim, o ideal seria que ao exercício de cargos políticos fossem chamados os melhores, os mais capazes e os que realmente tivessem vocação para servir a causa pública. Mas para que assim seja, também é necessário que a política seja respeitada e prestigiada, para que a ela sejam atraídos os melhores. Ora, parece-me que com a banalização de apreciações negativas, do género da que acima relatei, em nada se estará contribuir para a valorização da  política, antes se tenderá afastar dela aqueles de quem ela mais precisa, ou seja, os mais capazes e os mais vocacionados para o exercício do serviço público. Desta forma corre-se o risco de entregar o exercicio da politica, a figuras de segunda linha, mal preparados e sem vocação verdadeira para o exercicio dos cargos, uma vez que os mais capazes não se sentem motivados para o exercicio de funções em que serão alvo de avaliações furtuítas e genericas.

Faço esta referência, por consideração aos políticos que conheço e aos muito mais que não conheço, mas que sei  se dedicam de alma e coração ao exercício dos cargos políticos, muitas vezes até com prejuízo para as suas vidas profissionais e particulares.

3 comentários:

  1. Meu caro autor.
    Não sei em que contexto tais afirmações foram feitas, mas acho que esse alguém não está desprovido de toda a razão. Senão vejamos:
    1- Regra geral os acabados de se servir da coisa pública (entenda-se Governo e outros lugares)ficam muito bem instalados;
    2- Antes de o serem prometeram ao Povo este mundo e o outro e no final o povo tendo votado fica desarmado, porque eles invocam a legitimidade do mesmo;
    3- Fazem, regra geral, o contrário do que prometeram ou seja são mentirosos;
    4- Aproveitam-se do poder, ou seja - são ladrões;
    5- Levam para junto de si os seus prosélitos - duplo roubo;
    6- Vendem nas TV's e outros meios de comunicação a sua "doutrina" como se fosse a verdade;
    7- Passado o tempo para que foram eleitos saiem com uma desfaçatez e falta de vergonha que brada aos céus;
    8- Saem mais ricos do que chegaram e disso se aproveitam também os seus fiéis seguidores;
    9- A culpa nunca é deles, mas dos seus antecessores, se as coisas dão para o torto;
    10 - Havia de haver a legalidade democrática de à maneira da Maria da Fonte os deitar borda fora à primeira mentira que proferissem - se calhar muitos deles era logo na posse (afirmo solenemente pela minha honra - qual?)...
    Não sei as palavras usadas por esse alguém mas olha que se calhar não está engando nem disse nenhuma blasfémia.
    Claro que há rarísssimas excepções - repito raríssimas.....
    Há contudo alguns políticos de proximidade (autarcas locais das pequenas Juntas da Freguesia) que são uns verdadeiros servidores da causa pública, junto das populações, mas esses não têm TV's, nem imprensa e saem, após os seus mandatos, a sua esmagadora maioria, em termos financeiros, com a conta bancária em níveis semelhantes aquando da sua eleição.
    Por isso como Eça - os políticos e as fraldas devem ser mudados com frequencia pela mesma razão.
    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Meu caro.
    Só mais um pensamento:
    "O que me preocupa não é o grito dos maus.
    É o silêncio dos bons"
    (Martin Luther King)

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Carlos Santos,
    Muito obrigado pela opinião que aqui nos deixaste.
    Verifico que, com a tua argumentação, segues mais na linha do comentário que esteve na origem deste post, do que das ideias que defendo.
    Respeito a tua opinião.
    Quanto ao segundo post, sempre te direi que “O Cidadão com Opinião” há mais de dois anos que vai quebrando silêncios...
    Cumprimentos e volta sempre.

    ResponderEliminar