quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Falar de Dezembro (1)


 
RESTAURAÇÃO                DA INDEPENDÊNCIA



Dezembro começa com a comemoração da restauração da independência de Portugal. Tal como já aqui relatei, foi neste dia, em 1640, que um punhado de homens corajosos, “os conjurados”, devolveu a soberania ao nosso país e pôs fim a um período de sessenta anos de domínio da Coroa Espanhola.
Desde pequeno me habituei a ver nesta data um dia muito importante para a nossa Nação. Pensava, e ainda hoje penso, que se não tivesse ocorrido esta revolta, o nosso país, muito provavelmente, ter-se-ia convertido numa província do Reino de Espanha, como o são a Galiza ou a Andaluzia, por exemplo.
Por esse motivo, julgo que este acontecimento histórico, de há 371 anos, deve ser recordado como um dos mais importantes da nossa história e mostra bem que o orgulho de ser português, não é um qualquer slogan, mas um sentimento que acompanhou o nosso povo ao longo de séculos.
Por isso, não podia haver melhor forma de começar o mês, do que a relembrar este facto tão valoroso da nossa história, seja num dia feriado, ou talvez não...

2 comentários:

  1. Tio TÓ gostei muito do teu artigo, mas o que me preocupa é o facto de nunca mais gozar este dia como Feriado, para poder brincar com os meus pais e o meu mano.
    Pedro Miguel

    ResponderEliminar
  2. A Barros Vieira (Tio Tó)3 de dezembro de 2011 às 02:20

    Olá Pedro,
    És muito bem-vindo a este espaço de comentário.
    Obrigado pela tua opinião.
    Eu percebo bem o teu ponto de vista.
    Sabes, este dia foi de facto muito importante para o nosso país há 371 anos.Todos nós portugueses nos devemos sentir orgulhosos pelo facto do nosso país ter voltado a ser uma Nação independente. Mas, mais importante do que esse orgulho, na tua idade, é queiras ter tempo para viver e conviver em família.
    Se outros não houvesse, esse era um exelente motivo para que o dia 1 de Dezembro continuasse a ser feriado.
    Um abraço e volta sempre.

    ResponderEliminar