quinta-feira, 1 de abril de 2010

Emílio Salgari

Emílio Salgari é o autor do livro que li durante o mês de Março - Sandokan Os Piratas da Malásia, que foi sugerido pela AR.
O escritor, jornalista e romancista, de nacionalidade italiana, nasceu em Verona a 21 de Agosto de 1862 e faleceu a 25 de Abril de 1911, quando tinha apenas 48 anos de idade.
Filho de comerciantes modestos, desde criança sentiu fascínio pelas viagens marítimas. Em adolescente chega mesmo a ingressar na Academia Naval de Veneza, mas, talvez devido à sua condição de pobre, nunca chegou a formar-se. Após esta tentativa fracassada de se tornar oficial da marinha, alistou-se num barco mercantil e este trabalho permitiu-lhe fazer muitas viagens marítimas e percorrer toda a costa adriática.
Mais tarde vira-se para o mundo da escrita e passa a ser esta a fonte do seu sustento. Inspira-se em enciclopédias e revistas de viagens e as personagens que cria são das mais populares na sua época. O seu estilo preferido é a acção/aventura e com as suas obras, que começam por ser publicadas em jornais, atinge grande notoriedade, chegando mesmo a ser condecorado pela Rainha de Itália. Em termos familiares, casou com Ida Peruzzi, com quem teve quatro filhos. Mas apesar da sua popularidade e do êxito dos seus livros, continuou a ter uma vida muito pouco desafogada em termos económicos.
A pós a morte da sua mulher pôs fim á sua vida, suicidando-se.
Aos editores do jornal para quem trabalhava em Turim deixou as seguintes palavras em carta que escreveu antes de se suicidar:
"Para vocês que têm enriquecido a partir do suor do meu rosto, mantendo-me a mim e á minha família na miséria, só peço que a partir dos vossos lucros possam encontrar os fundos para pagar o meu funeral..."

Principais Obras

Os Mistérios da Selva Negra escrito em 1889
O Tigre da Malásia
Os Piratas da Malásia
O Rei do Mar
A Cimitarra de Buda
O Rei da Montanha
Um Drama no Oceano Pacífico
O Corsário Negro
Os Peles Vermelhas
O Leão de Damasco
As Maravilhas do Ano 2000
Os Dois Tigres

Sem comentários:

Enviar um comentário