quinta-feira, 1 de abril de 2010

O livro que estou a ler "Sandokan Os Piratas da Malásia" - II

Conclui a leitura do livro Sandokan – Os Piratas da Malásia.
Trata-se de um romance de aventura, cuja história decorre no continente asiático, nos mares da Malásia, no século IXX.
Retrata as aventuras de Sandokan - um pirata temível, que Emílio Salgari (o autor) transforma num herói, porque, com a sua actividade delituosa e reprovável, aos olhos do poder instalado, luta contra a ganância dos exploradores e comerciantes que cruzam aqueles mares.
Também conhecido por “Tigre da Malásia”, Sandokan, vive na Ilha de Mompracem onde é idolatrado pelos seus irmãos de armas (também piratas) e dedica-se a pilhagem de navios. A morte da sua mulher provocou-lhe um grande desgosto que carrega consigo e o seu grande amigo é Eanes de Gusmão (de nome e nacionalidade portuguesa na versão que li).
Num ataque a um navio que se dirige a Sarawak o nosso herói poupa a vida a Kammamuri e Ada Corishant. Kammamuri, um indiano, pretende salvar o seu patrão prisioneiro na fortaleza de Sarawak. Sandokan descobre que Ada, apresentada como louca, é prima da sua mulher (já falecida) e oferece ajuda a Kammamuri.
Num enredo em que Emílio Salgari descreve cenários remotos e paisagens exóticas seguem-se peripécias envolvendo lutas do nosso herói e dos seus companheiros contra os inimigos, estes personificados na figura James Broke, um britânico, rajá de Sarawak.
Numa narrativa do tipo “o bem contra o mal” a história lá vai decorrendo e chega-se ao desfecho que era previsível. Depois de capturado, o herói é libertado e o inimigo é vencido. Ada, que entretanto recuperara a lucidez, junta-se ao seu amado (Tremal-Naïk), agora livre e partem para a Índia.

Ao longo da história o autor vai cultivando um certo espírito de humanismo, que cai bem ao leitor mais atento, porque num cenário de estratégias, lutas e traições, os vencedores tratam sempre com dignidade os vencidos.

Gostei…

Sem comentários:

Enviar um comentário