terça-feira, 11 de maio de 2010

Visita à casa de Anne Frank

A partir de agora já é possível fazer uma visita virtual à casa onde viveu Anne Frank durante a II Guerra Mundial.


A iniciativa de disponibilizar esta visita virtual ao sótão onde se escondeu a jovem judia partiu do museu Anne Frank, que existe há 50 anos e contabiliza visitas anuais na ordem de um milhão de pessoas.


Annelisse Maria Frank, mais conhecida como Anne Frank, era uma jovem de origem judaica, filha de Otto Frank e Edith Holländer. Nasceu a 12 de Junho de 1929, em Frankfurt am Main, na Alemanha.
Com subida do partido nazi ao poder e por questões de segurança a família Frank vai viver para Amesterdão, na Holanda, no final do ano de 1933 (inicio de 1934).
A cidade holandesa aparentemente era segura e os refugiados judeus gostavam de lá viver. Mas no dia 5 de Julho de 1942 a família é surpreendida por uma convocatória para Margot Frank, irmã mais de Anne, ordenando a sua ida para o campo de trabalhos forçados de Westerbork, na Alemanha.
Perante este facto, Otto Frank, pai de Anne, decide esconder a família num anexo contíguo ao seu escritório, local que vinha preparando,  para se tornar esconderijo da família, caso fosse necessário.
Pouco tempo depois juntou-se-lhes no refúgio a família Van Pels, com três elementos, e um pouco mais tarde Fritz Pfeffer. Todos judeus clandestinos.
Durante dois anos, viveram todos juntos, naquele espaço exíguo, como uma autêntica família, sempre com medo de serem descobertos pelos nazis ou pelos seus informadores.

Foi durante este período que Anne Frank escreveu o diário, que veio a ficar celebre.

Mas a  4 de Agosto de 1944, após uma denúncia, o esconderijo foi descoberto pelos nazis e os seus ocupantes foram todos presos e encaminhados para campos de concentração. Foram poupados á morte pelos opressores mas o único que sobreviveu ás doenças que se propagavam pelos campos de detenção foi o pai de Anne.
Anne Frank morreu com 16 anos, no campo de concentração de Bergen Belsen, vítima de tifo.

A propósito, já aqui falei de Miep Gies, que era empregada de Otto Frank e ajudou a sua família a esconder-se e que depois foi a guardiã do diário de Anne.

Sem comentários:

Enviar um comentário